Ir para o conteúdo

7. Durante o voo

Cuidados de operação

Enquanto o Spectral está voando, a presença do operador acompanhando os dados de navegação na estação de solo é OBRIGATÓRIA DURANTE TODO O VOO.

Além do voo sem observação ser proibido pela agência nacional da aviação civil (ANAC), temos que lembrar que estamos trabalhando em um ambiente não controlado (natureza).

Por esse motivo o operador deve AGIR DEFENSIVAMENTE e estar SEMPRE ATENTO a mudanças nas condições de voo como temperatura, chuva, nuvens, atento também a outros objetos voadores como pássaros, outros drones e principalmente aeronaves tripuladas, que tem PRIORIDADE MÁXIMA na utilização do espaço aéreo.

É função do operador analisar as todas as condições em tempo real, tomar as ações necessárias para manter a segurança de sua própria aeronave e zelar pela segurança do espaço aéreo (outras aeronaves).

Dados importantes

Durante o voo, é importante acompanharmos principalmente:

Altitude

Verifique constantemente se o drone está cumprindo com a altitude programada na missão.

O Spectral utiliza como instrumento de medição de altitude (altímetro) um sensor de pressão atmosférica chamado barômetro, portanto, fatores climáticos que alteram a pressão atmosférica podem influenciar positva ou negativamente sobre o controle de altitude.

O piloto automático da aeronave é capaz de lidar com essas variações em condições normais. Em condições atípicas, é função do operador analisar os fatores e tomar uma atitude defensiva caso a aeroanve não esteja cumprindo com a altitude programada.

Quando verificado alterações significativas no controle de altitude (± 10%), acione imediatamente o modo de retorno RETURN TO LAUNCH via NControl. Se o problema persistir, acione o modo de pouso LAND via NControl.

Modo de pouso: LAND

Faz com que o drone inicie imediatamente um pouso vertical na localização atual.

Durante a descida é possível utilizar o Rádio controle para reposicionar o pouso da aeronave em um local seguro. Desde que o mesmo esteja dentro do alcance (<=600m).

É possível também interromper o pouso do modo LAND alterando para qualquer outro modo de voo via NControl.

Sistema de posicionamento GPS / GLONASS

Verifique constantemente se a quantidade de satélites conectados ao receptor do drone é igual ou superior a 6. Também é importante chegar a qualidade de recepção H.D.O.P., localizada logo abaixo da quantidade de satélites.


H.D.O.P. Diluição da Precisão Horizontal

H.D.O.P. significa Diluição da Precisão Horizontal, ou seja, é a margem de erro que o sistema de posicionamento está trabalhando no momento.

Para uma boa navegação o H.D.O.P. deve ser menor ou igual a 1. Com boas condições de atmosfera para a recepção do sinal dos satélites, o H.D.O.P. normalmente trabalha em 0.6.

O Spectral faz uma checagem automática do H.D.O.P. e não permite que o operador arme os motores caso o valor seja maior do que 1.

Nível de bateria

Decole SEMPRE com a bateria totalmente carregada (24,5 Volts).

O intervalo da voltagem de trabalho da bateria vai de:

  • 24.5 Volts - Totalmente carregada

  • 19.0 Volts - Limite de voo Operador deve comandar o retorno (RTL)

  • 18.5 Volts - Retorno de emergência Drone aciona o modo de retorno RTL

  • 18.0 Volts - Pouso de nível crítico Drone aciona o modo de pouso emergencial LAND

É de total responsabilidade do operador monitorar as condições durante o voo e agir sempre defensivamente, colocando a segurança sempre em primeiro lugar.

Os mecanismos automáticos descritos acima (Retorno de emergência e Pouso de nível crítico) são funções de segurança, e só serão acionados automaticamente como último recurso.

Todos os modos de segurança são acionados puramente pelo nível de bateria, não levando em consideração nenhum outro fator como condições climáticas, vento, distância do ponto de decolagem, altitude, chuva, local inadequado para pouso, relevo, etc...

O operador deve estar no controle da situação 100% do tempo e deve tomar as decisões necessárias para garantir a segurança do voo do drone.

Lembre-se sempre de um ditado da aviação que diz:

"Acho que dá, é NÃO"

A autonomia típica do Spectral é de 60 minutos, conforme o vídeo disponível no canal da Nuvem UAV no YouTube. Este valor foi aferido com as condições listadas abaixo:

  1. 450 metros do nível do mar
  2. Temperatura ambiente entre 29 e 30 graus celsius
  3. Vento médio de 4 m/s
  4. Carregando 150g - Sensor RGB de 20mp Sony RX0
  5. Sem receptor P.P.K. embarcado
  6. 55 Minutos a uma Velocidade de 8m/s
  7. 5 Minutos de voo pairado
  8. Altitude relativa de 40 metros

A autonomia de uma aeronave não pode ser definida por um valor fixo, pois depende diretamente do coeficiente de sustentação.


(Fluxo em torno de um hélice)

Fatores como temperatura, umidade, pressão atmosférica, vento, altitude em relação ao nível do mar respondem por uma variação média de 20% para mais ou para menos.

Outros fatores como estado de conservação geral da aeronave, excesso de vibração, vida útil das baterias e vida útil dos motores também podem contribuir para a diminuição da autonomia. Por isso é importante manter sempre a manutenção preventiva em dia.

Essa variação é normal e ocorre ao longo das estações do ano. Na aviação comercial, aviões são impedidos de decolar quando o coeficiente de sustentação apresenta valores baixos, como registra esta matéria do G1 por exemplo.

Após o término da missão

Depois de finalizado o plano de voo, se programado corretamente, o Spectral inicia o retorno para o ponto de decolagem na mesma altitude da missão.

Ao chegar nas coordenadas da decolagem, a aeronave aponta a frente automaticamente para a mesma direção em que decolou e inicia o pouso vertical, descendo verticalmente a uma velocidade de 3 m/s até atingir a altitude de 10 metros, após atingir, o drone reduz a velocidade de descida para 0,5 m/s até tocar o solo.

Reposicionamento de pouso

Durante a descida vertical, é possível utilizar o rádio controle para reposicionar o pouso (stick da direita), mesmo quando a aeronave está em modo automático.

Lembre-se que para concluir o pouso e desligar os motores, o Spectral precisa necessariamente de um local 100% plano. Enquanto os 3 trens de pouso não estiverem tocando o solo ao mesmo tempo, o drone não irá desligar o motores.