Ir para o conteúdo

6. Em campo

A praticidade do projeto do Spectral permite que a montagem seja simples, rápida e sem ferramentas, levando apenas 3 minutos da chegada no campo ao voo.

Escolha do local de operação

Um bom planejamento é essêncial para o sucesso da missão. O local de decolagem e pouso deve ser escolhido com cautela para que tudo ocorra conforme o planejado. Ao selecionar um local, tenha a certeza que o mesmo cumpre todas as caracteristicas abaixo:

  • Preferencialmente mais alto do que a área a ser mapeada
  • Local de decolagem / pouso totalmente plano
  • Mínimo 10 metros de distância de qualquer objeto
  • Livre de poeira ou objetos soltos no chão
  • Se possível dentro a área a ser mapemada, quanto mais ao centro melhor

Montagem da base PPK

Se seu Spectral está equipado com PPK, em primeiro lugar deve-se posicionar a base em um local adequado e conferir se a mesma está coletando.

Saiba como monta-la corretamente e ativar a gravação acessando o menu Mapeamento com PPK.

Montagem da telemetria

A telemetria do Spectral tem raio de alcance de 6km (limitado via software), e é responsável pela comunicação entre o drone e o software NControl. Pela telemetria faremos todo o controle e acompanhamento do drone durante o voo, por isso é importante posiciona-la corretamente.

Para garantir uma boa qualidade de sinal, a telemetria deve ser posicionada livre de obstáculos entre a antena de solo e o drone, como seu existisse uma "linha imaginária"


Utilize o tripé fornecido na case do Spectral para posicionar a telemetria em um local alto, como em cima de um automóvel por exemplo.

A posição ideal das antenas é uma perpendicular a outra, não importando qual.


Depois de posicionar a telemetria corretamente, ligue seu computador de solo, abra o NControl e conecte o cabo em uma porta USB 2.0 ou superior.

Montagem do Spectral

Retire o Spectral da case e desdobre completamente os itens a seguir:

  • Trens de pouso
  • Antena da Telemetria
  • Braços frontais
  • Braços traseiros
  • Todas as hélices

Atenção

Certifique-se de que os braços estejam travados em sua posição final, caso contrário o acionamento do motor pode danificar o conjunto de hélices.


Caso seu Spectral esteja equipado com o PPK, rosqueie a antena helicoidal no receptor do drone com pressão moderada, para garantir que ela não saia durante o voo.

Verifique se o cartão de memória está inserido no sensor, retire a tampa protetora da lente e encaixe no gimbal do Spectral (Certifique-se que as duas travas laterias estão fixadas). Por fim, encaixe o cabo do sensor na porta de integração do drone.

Inserindo a bateria

Depois de tudo verificado e conectado, insira a bateria no drone e não mova a aeronave até que o som de inicialização seja emitido e a estabilização do gimbal seja ativada.

Após a conexão da bateria

Durante os segundos iniciais, o Spectral faz a calibração dos sensores de nível (giroscópios), por isso é importante manter a aeronave imóvel.

Para finalizar a montagem, fixe o velcro de segurança na bateria.

Calibrando a bússola

A bússola eletrônica é um sensor primordial para o voo de um drone, é baseado no norte magnético que o drone consegue manter a sua proa fixa durante o voo.

O Spectral possui duas bússolas eletrônicas. A maneira que o piloto automático utiliza para saber se a leitura do norte magnético está correta é comparando a leitura dos dois sensores.

Na maioria das vezes é possivel detectar se existem interferências eletromagnéticas com esse método comparativo e solicitar ao operado a calibração do sensor, porém se as duas bússolas forem dasmagtezidas simultaneamente para a mesma direção (por uma massa metálica muito grande ou algo magnetizado, como um auto-falante), o piloto automático será incapaz de identificar essa diferença.

Por esse motivo, antes de cada voo o operador deve realizar a calibração.

Calibração obrigatória

Por se tratar de um sensor de alta sensibilidade, a calibração deste sensor é obrigatória antes de cada voo.

O processo de calibração é simples, e deve ser feito longe fontes de interferência.

Para isso remova todos os objetos metálicos do corpo (como molho de chaves, celular, relógio, fivela metálicas, etc...)**

Se afaste de objetos como carros, tratores, containers, silos, concreto armado. Quanto maior a massa metálica, mais distante o operador deve estar, em geral 15 metros de distância é suficiente para se livrar de possíveis interferências.

Uma vez preparado:

  1. Acesse a aba de Calibração de sensores
  2. Menu lateral Bússola
  3. Iniciar Calibração (O Spectral emitirá um Beep de 5 em 5 segundos, indicando que está em modo de calibração)
  4. Gire a aeronave em torno de todos os seus eixos, até que o Beep de finalização seja emitido

Após concluído, verifique a qualidade da calibração das duas bússolas na tela do NControl. O resultado (circulos brancos), devem estar na faixa verde ou no máximo na amarela:

Com os níveis de calibração corretos, é preciso reiniciar a aeronave clicando em Reboot.

Qualidade baixa de calibração

Caso o indicador de qualidade (circulos brancos) esteja na faixa vermelha, isso significa que existe grande interferência eletromagnética. Mude de local e repita o procedimento.

Upload do plano de voo

Com o drone ligado e a telemetria conectada, o software de controle NControl deverá fazer a conexão automática com o Spectral (caso isso não ocorra, verifique a seção de Resolução de problemas).

Depois de conectado, acesse a aba de planejamento de missão , clique no menu lateral em Arquivo > Abrir e selecione a missão desejada.

Confira se a missão selecionada é a correta, faça o Upload para o drone clicando em Fazer Upload e aguarde a mensagem de confirmação.

Teste de disparo da camera

No menu lateral do NControl, clique na seta ao lado de Valores, selecione Camera e clique em Disparar Agora.

Se o drone estiver equipado com a camera RGB 24.3mp da Nuvem UAV, fique atento para o som do clique mecânico do obturador, confirmando o disparo. Também é possível verificar no NControl se o Spectral exibiu o ícone de uma camera no local onde a foto foi tirada.

Para cameras sem obturadores mecânicos, como a Micasense RedEdge (Multiespectral) ou Flir Vue Pro (Termal), a confirmação do disparo pode ser feita observando o LED de status de ambas as cameras.

Posicionando o drone para decolagem

Escolha um local plano e livre de objetos que possam interferir na hélices do drone (como mato alto por exemplo).

Se a superfície for de terra, é altamente recomendado a utilização de um tapete ou lona em baixo da aeronave para extender a vida útil do equipamento e impedir que a poeira danifique os motores do drone.

Teste de voo via rádio

Todas as vezes que o Spectral é dobrado e desdobrado para uso, é necessário efetuar o teste de voo via rádio controle para assegurar que todos os sistemas estão funcionando corretamente e validar os passos que executamos até aqui.

O teste é feito via rádio controle, pois em caso de qualquer anormalidade, a ação para a parada dos motores é mais rápida.

  1. Ligue o rádio controle segurando o botão central pressionado

  2. Posicione-se atrás do Spectral e afaste-se pelo menos 15 metros da aeronave

  3. Certifique-se que a chave de modo de voo (esquerda) está para CIMA no modo LOITER

    ATENÇÃO O PROCEDIMENTO SEGUINTE IRÁ LIGAR OS MOTORES

  4. Para acionar os motores via rádio controle, segure o stick da ESQUERDA (Controle de altitude e leme) para BAIXO e para DIREITA até ouvir o Beep Longo

  5. Solte os sticks e aguarde até que a rotação das hélices se estabilize

  6. Suba o stick da esqueda (Controle de altitude) em 80% e segure até que o Spectral atinja 5 metros de altitude

A validação do teste é considerada bem sucedida se o drone estiver parado no ar, mantendo posição e altitude e com comportamento normal de voo.

Para pousar mova lentamente o stick da esquerda para BAIXO, até o que Spectral toque cuidadosamente o solo. Continue segurando o stick até que os motores parem completamente.

Ativando a gravação de dados do PPK

Caso sua aeronave esteja equipada com PPK, é hora de conectar o celular ou notebook no Wifi criado pelo Spectral e ativar a gravação dos dados RAW.

Dados de acesso do Wifi

SSID: NuvemUAV_PPK_Rover:xx:xx
Senha: NuvemUAVPPK (Respeitando maiúsculas e minúsculas)
IP: http://192.168.42.1

Para mais informações acesse Configurações do PPK.

Iniciando a missão de mapeamento

Uma vez validado o voo, é possível iniciar a missão de 2 maneiras:

  1. Decolando via rádio controle e acionando o modo AUTO, movendo a chave da esqueda para BAIXO
  2. Via NControl, confirmando a caixa de diálogo "Iniciar Missão"

Em ambos os casos o drone irá iniciar a execussão da missão planjeda:

Decolagem > Área > Retorno e pouso

Missão